quarta-feira, 19 de maio de 2010

Rapidinhas


“Ficha Limpa” é aprovado pela CCJ do Senado

O projeto “Ficha Limpa” foi aprovado sem alterações pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e deve ser encaminhado para o plenário da Casa. Apenas uma emenda de redação foi somada ao projeto, mas isso não força o retorno da matéria à Câmara dos Deputados.

Serra promete recuperar primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto

O pré-candidato do PSDB, José Serra, comentou em Fortaleza os resultados das últimas pesquisas na qual aparece tecnicamente empatado com a petista Dilma Rousseff. Pela primeira vez a ex-ministra apareceu à frente do ex-governador paulista. Serra adiantou que, na próxima pesquisa, ele vai recuperar o primeiro lugar na intenção de voto. Afirmou que pesquisa é um “vai e vem”, “vai e volta”. Serra ainda assinalou que, na verdade, trata-se de uma fotografia variável. O tucano observou que sempre esteve à frente e que a campanha mesmo só vai começar depois da Copa do Mundo.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

QUEDA DE BRAÇO NA POLÍTICA


A semana foi agitada no cenário político mundial. Na quinta-feira, os britânicos foram às urnas para a escolha do novo primeiro ministro e dos integrantes do parlamento. A eleição é considerada a mais disputada da história. No Brasil, além das polêmicas aprovações do reajuste de 7,7% das aposentadorias e o fim do fator previdenciário, a formação das alianças partidárias esquentou nos últimos dias.

Como o previsto, após vetar a participação de Ciro Gomes na disputa presidencial, o PDT confirmou apoio à candidatura de Dilma Rousseff, do PT. Mas o que a petista não esperava era o PMDB adiar o anúncio de união no pleito. Alguns dizem que seria medo da indicação de Lula perder para o tucano José Serra. Porém, é difícil acreditar que o partido iria temer ficar de fora do governo tendo em vista que jamais foi oposição, pois usa como poucos a sua força no Congresso Nacional para assumir alguma importante pasta no executivo (qualquer postulante ao Planalto sabe que, sem os peemedebistas, seria impossível obter maioria no legislativo).

Na realidade, a turma comandada por Michel Temer sonha com Governo de Minas Gerais. Postulante ao cargo eles têm: o ex-ministro das Comunicações Hélio Costa, líder nas pesquisas de intenção de votos. O difícil é convencer o diretório do PT no estado, que elegeu o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel como candidato. O PSDB já está de olho nesta intriga e começa a angariar apoios peemedebistas, como o de Jarbas Vasconcelos em Pernambuco. Agora, o presidente Lula terá que "mexer os pauzinhos” para resolver esta questão.

Wallison Ramon

terça-feira, 4 de maio de 2010

Plenário da Câmara acaba com Fator Previdenciário

O Plenário aprovou também, por 323 votos a 80 e 2 abstenções, a emenda do líder do PPS, deputado Fernando Coruja (SC), à Medida Provisória 475/09 que acaba com o Fator Previdenciário a partir de 1º de janeiro de 2011. O Fator Previdenciário é um índice usado para reduzir os valores das aposentadorias e foi criado no governo Fernando Henrique Cardoso para reduzir o valor dos benefícios de quem se aposenta mais cedo.

O Coordenador Nacional do Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST), José Augusto da Silva Filho destacou a aprovação dos projetos: “Vitória do FST e de todas as entidades sindicais que o integram, que sempre acreditaram nesses dois projetos de iniciativa do Senador Paulo Paim, já aprovados no ano passado por unanimidade no Senado Federal”.

Roberto Lemos

Câmara aprova aumento de 7,7% para aposentados e pensionistas

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (4) um reajuste de 7,7% para os aposentados e pensionistas que ganham acima de um salário mínimo. O percentual é superior ao negociado pelo governo. Com isso, o texto a ser encaminhado ao Senado para apreciação será com reajuste de 7,71%, retroativo a partir de 1º de janeiro deste ano.
O texto original da Medida Provisória 475, editada pelo governo, previa um reajuste de 6,14%. O presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), foi o autor da emenda que ampliou o reajuste. Ele chegou a participar de uma negociação com o Senado para se tentar um acordo no percentual de 7,7%, mas o Executivo não concordou com a proposta.

Roberto Lemos

A liberdade de imprensa é um direito absoluto, que deve preceder os outros direitos, diz Bucci

Nesta terça-feira (4), o jornalista e professor da Universidade de São Paulo (USP) Eugênio Bucci afirmou que a liberdade de imprensa é um direito absoluto, que deve preceder os outros direitos. Para Bucci, a imprensa deve se manifestar sem qualquer tipo de controle prévio do Estado, e cabe aos órgãos de comunicação responder posteriormente pelo que veicularam.

Ele participou da 5ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Imprensa, evento comemorativo do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa (3) que terminou hoje.

Roberto Lemos