sexta-feira, 30 de abril de 2010

RAPIDINHAS DESTA TARDE


FIM DO TORMENTO

A Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) determinou que, a partir deste sábado, as operadores de telefonia celular estão proibidas de enviar mensagens de caráter publicitário sem a autorização do usuário. A nova regulamentação serve para todos os contratos, inclusive os mais antigos. Neste caso, os clientes devem solicitar a suspensão do envio dos recados.

CIRO QUER ESFRIAR A CABEÇA

Após ser retirado da disputa à Presidência da República pelo PSB, Ciro Gomes resevou pedir licença dos trabalhos na Câmara dos Deputados. Alegando motivos pessoais, o parlamentar ficará 30 dias fora, sem direito à reuneração ou convocação de suplente.

MAIS ÁLCOOL NA GASOLINA

O percentual de álcool na gasolina voltará a ser de 25% a partir de domingo, o que pode evitar novas altas para o consumidor. Com objetivo de regular o abastecimento no mercado,a mistura havia sido reduzida a 20% no início deste ano.

Wallison Ramon

quinta-feira, 29 de abril de 2010

RAPIDINHA


MPF solicita bloqueio de bens de mais dois deputados distritais

O Ministério Público pediu bloqueio dos bens de mais dois deputados citado no inquérito da operação “Caixa de Pandora”. A deputada Eurídes Brito, do PMDB, diz que está tranqüila quanto à ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios A deputada acredita que a justiça vai acatar o pedido do MPDFT e bloquear seus bens e do deputado Júnior Brunelli, assim como fez com o presidente da Câmara Legislativa do DF, Leonardo Prudente. Já Brunelli afirmou que não foi notificado pela Justiça.

Wallison Ramon

Copa do Mundo em Brasília está ameaçada


O Tribunal de Contas do Distrito Federal liberou, na terça-feira (27), a abertura de licitação para obras no estádio Mané Garrincha, que será palco de jogos na Copa do Mundo de 2014. O processo estava suspenso devido à suspeitas de superfaturamento de 74 milhões de reais no custo total da reforma.

A liberação foi concedida, mas com ressalvas. O Governo do Distrito Federal terá que apontar a origem dos recursos. Um dos problemas é que, segundo o TCDF, o GDF não tem dinheiro para iniciar a primeira parte da remodelagem do estádio, estimada em 23 milhões de reais. E, para piorar, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) exige que as obras sejam concluídas em 2012. A previsão é que a reforma tenha início já na próxima segunda-feira e seja finalizada em três anos.

Wallison Ramon

RAPIDINHAS DESTA MANHÃ


Disputa ao Palácio do Planalto

O pré-candidato à Presidência do PSDB, José Serra, afirmou que a criação de um novo ministério não irá provocar inchaço no estado. O tucano prometeu criar o Ministério da Segurança Pública e também dos Deficientes. Em Minas Gerais, Serra argumentou que outras pastas serão extintas como o Ministério de Assuntos Estratégicos e o Ministério dos Portos. Na viagem a Uberlândia, José Serra estava acompanhado do ex-governador mineiro Aécio Neves, que lamentou a saída do deputado Ciro Gomes (PSB) da corrida presidencial.
Em visita ao Brasil, o presidente da Venezuela, Hugo Chavez, reiterou apoio a candidata do PT Dilma Rousseff. Ele ressaltou que não queria se meter nos assuntos internos do Brasil, mas afirmou que seu coração está com Dilma. O venezuelano não quis comentar uma eventual vitória de Serra

Congresso empurra com a barriga(parte 1)

A Câmara dos Deputados adiou para próxima semana a votação das emendas ao projeto Ficha Limpa. O acordo feito durante reunião de líderes, no inicio do mês, não foi suficiente para garantir que a Comissão de Constituição e Justiça votasse nesta quarta-feira. Um pedido de vista adiou a decisão. Mas um requerimento de urgência assinado por lideres partidários garantirá a votação direto em plenário. O prazo dado pelo presidente da Câmara, Michel Temer, para votação na Comissão termina nesta quinta-feira. Agora, com o pedido de urgência, cabe a ele marcar a sessão em plenário que vai analisar as emenda da Comissão e votar em dois turnos.

Congresso empurra com a barriga(parte 2)

A base governista da Câmara conseguiu, mais uma vez, adiar a votação da medida provisória que prevê reajuste as aposentadorias acima de um salário mínimo. A votação no plenário foi remarcada para próxima semana. O avanço nas negociações emperra na própria base governista, tanto na Câmara quanto no Senado. Rebelado, parte do grupo defende o aumento de 7% e a outra no valor de 7,7%. O governo luta para que os parlamentares entrem em acordo no valor de 7% nas duas Casas. Nos bastidores, deputados e senadores suspeitam que o governo deixe a medida provisória perder sua validade no dia 1º de junho. Sem a votação na MP, o presidente editaria uma nova medida com um novo índice. Neste caso, a votação ficaria para depois das eleições.

Wallison Ramon

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Legislativo contra o povo


A apresentação do projeto “Ficha Suja” ao Congresso Nacional – que inicialmente proibia condenados em primeira instância de disputar qualquer cargo público - representa um marco na vida participativa da nossa política. Cerca 1,5 milhão de brasileiros, cansados dos rotineiros casos de corrupção, resolveram, ou pelo menos tentaram, dar um basta à política suja de nossos representantes.

Entretanto, grande parte dos eleitos pelo povo para representar o povo não gostou da idéia de legislar para o povo. A proposta de iniciativa popular já foi bastante modificada pelos parlamentares e, mesmo assim, corre sério risco de ser arquivada.

E hoje (2704), na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, o projeto sofreu outro revés. A CCJ teve que adiar mais uma vez a votação. Cinco representantes do povo fizeram pedido de vista para acrescentar outras emendas ao “Ficha Suja”.

Resta, agora, saber se o povo continuará a votar, nestas eleições, nos representantes que votam contra o povo.


Leôncio Almeida

PSB enterra candidatura de Ciro Gomes


Os diretórios do PSB decidiram, por 21 votos a 2, afastar a possibilidade da candidatura própria à Presidência da República. Com isso, o deputado federal Ciro Gomes (CE) está fora do pleito. Na próxima terça-feira, o partido deve ser reunir com PT e PMDB para definir o apoio à candidatura de Dilma Rousseff.

O presidente Luiz Inácio Lula sempre foi contra a candidatura de Ciro Gomes ao Planalto. Até tentou colocá-lo na disputa ao Governo de São Paulo. A ideia era impedir que os palanques estaduais ficassem divididos no primeiro turno. Ou seja, Lula queria evitar que Dilma perdesse o apoio de políticos regionais do PSB enquanto Ciro estivesse no pareo.

Nos últimos dias, incorfomado com a posição de seu partido, o deputado deixou de lado a aliança política com PT e soltou o verbo contra o presidente Lula, a ex-ministra da Casa Civil e membros do PMDB. Disse que Lula está "navegando na maionese" e que Dilma Rousseff não está preparada para assumir à Presidência da República. Por último, Ciro acusou o PMDB de ser um "ajuntamento de assaltantes", grupo que seria comandado por Michel Temer, que deve ocupar a vice-presidência na chapa de Dilma Rousseff.

Wallison Ramon